

Nós e Amarras

O nó direito é um nó utilizado para unir cabos não escorregadios e de diâmetros iguais. Pode apertar tornando difícil o desate.

Nó de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um de grande confiabilidade pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade. O nó lais de guia tem como função principal, ajudar no resgate de pessoas afogadas e em portos para manter os navios ancorados, muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre.

O nó volta do fiel (também conhecido como nó de porco ou nó de amarrar porco ou nó do cravo) no escotismo é utilizado como base de amarras, na rua crianças usam-no como o famoso nó de arraia. Ele pode ser utilizado para amarrar um animal à estaca, atracar um bote ao cais, etc.

Nó muito útil. Serve para unir cabos de bitolas diferentes ou para unir uma alça a um chicote. Observe que o cabo mais fino é o que deve ser usado para fazer as voltas em torno da alça, que deve ser formada com o cabo mais grosso.
Nó de Escota
Volta do Fiel
Lais de Guia
Nó Direito

O Nó de Correr, conhecido também como Nó Corrediço, cria uma alça que corre. É bem rápido e fácil de fazer, e suas utilidades são variadas. Seu uso principal é amarrar objetos que devem ficar mais firmes quando for exercida uma força sobre eles. Deve ser evitado seu uso direto com o corpo, pois o nó aperta sob qualquer movimento ou força, podendo cortar a circulação no local.
Nó de Correr
© 2014G.E. Mikael - 359º SP